A arte de querer fazer arte!

19/11/2007 at 02:15 (arte, ballet, Dança) (, , )

No início do mês de dezembro se encerrará um grande ciclo da vida de uma querida amiga. StefaNINE Ricciardi irá se formar pela primeira turma da escola de dança do Bolshoi Brasil. Logo que soube da formatura uma pergunta não saiu de minha cabeça: o que ela fará depois?

A preocupação não vem da falta de confiança em suas habilidades, muito pelo contrário. Temo é que este país, onde a arte não é valorizada, perca mais um talento. Vi o desenvolvimento dessa menina no ballet, que veio do Acre para o Espírito Santo e foi cair justamente na escola que eu dançava.

passo-de-arte-010.jpg

Com muita determinação ela alcançou o reconhecimento no cenário local. Mas não era o bastante para ela. Passou na prova do Bolshoi (quase que um vestibular) e para lá foi, fazer o curso se que encerra depois de anos de aprendizado. Não sabemos se ela será convidada para integrar algum grupo ou dançar por alguma companhia.

O certo é que sua família já gastou o que podia, e não podia, para manter Nine em Joinville-SC (onde funciona o Bolshoi Brasil). A questão é os personagens podem mudar, mas a história é comum a muitos.

Patrocínio? Ajuda financeira? Praticamente zerada… mas o sonho dessas pessoas não termina e vão lutar para continuar dançando nos palcos por aí! O que quero dizer nesse post é que querer levar uma vida de bailarina no Brasil é difícil, aliás, muito difícil. Não se vê nenhum auxílio financeiro por mais que se corra atrás. Tem que ter muita determinação: é a arte de querer fazer arte!       

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: